11 de maio de 2013

Feliz Dias das Mães !


"Feliz Dia das Mães" é a frase mais utilizada no segundo domingo de maio na maior parte dos países do mundo. Os americanos e ingleses dizem "Happy Mother's Day", os italianos "Tanti Auguri, Mammina" e os alemães "Alles Gute Zum Mutter Tag". Independente da língua, cada pessoa se expressa e manifesta o seu sentimento de carinho, de ternura, com a alegria do reconhecimento, do valor da pessoa, da mulher.

 
A comemoração do Dia das Mães é uma das celebrações mais antigas da humanidade. No início dos tempos, a deusa mãe é associada à Mãe Terra. Os egípcios promoviam um festival anual em honra da deusa Isis, considerada a Mãe dos Faraós. Na Grécia Antiga, durante a primavera, os gregos celebravam em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. Já em Roma, por volta de 250 anos a.C., as festas comemorativas do dia das mães eram dedicadas à Cibele, uma divindade do ciclo de vida-morte-renascimento.

Na Inglaterra, em meados de 1600, é encontrada a celebração intitulada "Mothering Day". Nessa época, este dia era reservado aos serviçais que afastados dos seus lares, se deslocavam até suas casas e passavam o dia com suas mães e era tradição fazer um bolo especial, o "mothering cake".

Em 1872, nos Estados Unidos, pela primeira vez se falou em Dia das Mães, um dia dedicado à paz, dia sugerido por Julia Ward Howe. Mas, foi somente em 1907 que foi iniciada uma campanha para ter um Dia das Mães nacional. E, em 1914 Woodrow Wilson, presidente americano, decretou oficialmente o Dia das Mães fixado no segundo domingo de maio de cada ano.

No Brasil se comemora no mesmo dia, neste ano de 2013 será no dia 12 de Maio. Inicialmente, a manifestação foi promovida pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, em 1918; e posteriormente recebeu anuência do presidente Getúlio Vargas que tornou a data oficial, em 1932.

Os filhos e as filhas homenageiam as suas mães por que elas são importantes nas suas vidas, reconhecendo nesta oportunidade, mais uma vez, sua gratidão demonstrando reconhecimento pela dedicação de toda uma vida.

Lydia Sayeg e Jessica; Patrícia e Marina de Sabrit
 
Fabio Arruda, Lydia, Doris Hauas e Marina
 
No dia 07 de maio a Casa Leão Joalheria deu o “start” para que mães e filhas, filhos, maridos se encontrassem, trocassem carinhos. Momentos de alegria e descontração.

A joia é mais que um presente, pois por ser eterna está a altura de uma manifestação de carinho imensurável !!!


 

Um comentário:

  1. Hoje dia 14 venho lhe dar os Parabéns e muitas Felicidades pelo seu aniversário, fui uma telespectadora do programa da qual a senhora fazia parte, o que me chamou atenção foi a sua dignidade com as pessoas e o carinho com a sua família, o dia mais engraçado que sorrir muito foi a compra dos cachorros e e estrago que os filhotes fizeram com o vestido da Jessica. Senhora Lydia que Deus na sua infinita sabedoria lhe proteja sempre juntamente com todos da sua casa e familiares. Um grande Abraço e tenha um Feliz Aniversário com muitas intuições para a criação das suas jóias.Shalon

    ResponderExcluir