28 de dezembro de 2012

Olho que Tudo Vê, o olho turco é símbolo do poder observador e protetor de um Ser Supremo.

 
 
 

O Olho Místico (Olho Grego ou Olho Turco) é um poderoso talismã que protege contra "olho gordo”, inveja e também para atrair sorte. Em turco é chamado de Nazar Bancugu, o olho azul.
Bancugu quer dizer “conta”, de rosário. A palavra Nazar, da língua árabe e emprestada pela Turquia, significa olhar, visão. Acredita-se que quando existe algum mau olhado, o olho absorve a energia e se quebra, protegendo a pessoa da negatividade. A forma mais comum do amuleto é o olho de vidro azul. Acredita-se que o mau olhado tem a cor azul, portanto o olho de vidro da mesma cor seria o mais eficaz em desviá-lo.
Também conhecido como o Olho que Tudo Vê, o olho turco – um único olho humano cercado por feixes de luz – é símbolo do poder observador e protetor de um Ser Supremo.
O amuleto turco pode ser encontrado em toda a Turquia: as mulheres o usam em pulseiras, brincos e colares; os turcos dependuram o amuleto em casa e no ambiente de trabalho.
 O objeto é usado em rituais islâmicos e é curiosa a sua adoção por povos cristãos, como a Grécia e a Armênia.
Mas, de onde vem superstição turca ? Diz a lenda que havia uma rocha no mar que nem com a força de cem homens e muita dinamite podia ser removida ou rachada. Havia também um homem nesta cidade que era conhecido por ter muito "olho gordo" (Nazar). Depois de muitos esforços, trouxeram o homem à rocha. O homem olhou a rocha e disse "Meu Deus! Que rocha enorme!" No instante que ele disse isto, houve um estrondo enorme e a rocha se rachou em dois pedaços.
Os turcos acreditam que com o amuleto do olho gordo você estará protegido e toda a energia ruim estará dirigida ao amuleto e não atingirá você. Se este amuleto de mau olhado é encontrado rachado, significa que funcionou e protegeu e imediatamente um novo amuleto deve ser colocado.
Normalmente, o olho grego é feito de vidro, com a cor azul, pois se acredita que o mau olhado tem essa cor, portanto seria mais eficiente em não atraí-lo. O olho também pode simbolizar o olhar de Deus que ilumina e protege as pessoas, além de transmitir a paz.
A proteção do nazar é usada para qualquer coisa nova ou que possa atrair qualquer elogio. Os turcos pensam que qualquer elogio pode incluir conscientemente ou inconscientemente uma inveja ou um ressentimento.
O povo turco, assim como o brasileiro, é muito supersticioso. Lá, como aqui, a crença dos efeitos negativos nas pessoas e nos ambientes do olho gordo ou mau olhado é muito forte.
Por isso, na passagem do ano não esqueça da sua proteção e ao mesmo tempo de atrair a sorte!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário