23 de dezembro de 2012

Entre as tradições do Natal, aonde estão os Reis Magos e seus presentes?

 

Devemos aos Magos a tradição de trocar presentes no Natal.  

 
Adoração dos Reis Magos, Giotto di Bondone, séc. XIV.
 
Dos seus presentes dos Magos surgiu essa tradição em celebração do nascimento de Jesus. No contexto bíblico, a palavra “mago” não significa bruxo ou feiticeiro, mas sim sacerdote ou sábio. Eles possuíam poderes e dons divinos. Ouro, incenso e mirra simbolizam as riquezas e os perfumes da Arábia, oferecidos como tributo ao Rei dos Reis.
 
 
Na antiguidade, o ouro era um presente para um rei; o olíbano (incenso) para um sacerdote, representando a espiritualidade, simboliza a fé; e a mirra, para um profeta (era usada para embalsamar corpos, representava a imortalidade  e simboliza a pureza.
Para a Igreja o ouro é o símbolo da realeza de Jesus; o incenso, a sua divindade; e a mirra, a paixão de Cristo. Os presentes dos três  reis representavam as três grandes fases da vida de Cristo.
 
·   Ouro – A Fase gozosa: Infância, Adolescência e Pregação. A vida exuberante no seu esplendor. A   espiritualidade. A peregrinação. A confraternização, a convivência.
·   Mirra – A Fase dolorosa: Paixão. A tristeza, o sofrimento e desilusões da vida, a serem superadas.
·  Incenso – A Fase gloriosa: Ressurreição. A alegria eterna. A superação das adversidades. A divindade.
 
A tradição cristã nos diz que os Três Reis Magos representavam os Três Continentes, então conhecidos: A Europa, a África e a Ásia. Os três reis ao chegarem juntos à gruta, juntos presentearam o Menino. Confirmam, para sempre, os direitos iguais de todos os povos e de todas as raças, sem discriminação. Brancos, Negros, Amarelos ou Vermelhos, isto é todos têm cidadania plena.

 
 
 

Os presentes de Natal também têm o sentido partilhar a fortuna, assim como os reis magosque presentearam o menino Jesus, são as ofertas dos adultos à criança que com a sua pureza representa Jesus.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário