4 de janeiro de 2013

Pérolas...cuidados!!!!





 
As pérolas são produzidas por moluscos (ostras) marinhos ou de água doce e podem ser classificadas como naturais ou cultivadas.
 As pérolas naturais se formam quando um corpo estranho (um grão de areia, um ovo de peixe, ou fragmento de concha) entra numa ostra causando-lhe tamanha irritação que a faz produzir uma substância chamada nácar para cobrir o corpo estranho isolando-o. Este processo ocorre naturalmente sem a intervenção humana.
A pérolas cultivadas são produzidas pelos moluscos da mesma forma que as naturais, porém com uma diferença: o corpo estranho é inserido na ostra pelo homem denominando-se este processo de cultivo. A ostra reveste a semente com uma camada de nácar, de maneira a produzir uma pérola semente de um ano, que é então transplantada para uma outra ostra. Uma pérola de tamanho comercial é obtida, em média, três anos após o transplante.

Como todas as pérolas, independente de serem cultivadas ou naturais, são de origem orgânica, parte de sua composição (cálcio, proteína e água) pode sofrer ressecamento, rachaduras e arranhões se alguns cuidados básicos não forem adotados para preservar seu brilho e tempo de vida.

Hoje quase todas as pérolas comercializadas são cultivadas e em nada diferem das naturais em beleza, textura e durabilidade. Somente um especialista pode diferenciar uma pérola natural de uma cultivada.  
  
Como cuidar das pérolas,
• As pérolas são um elemento orgânico e natural, precisam “respirar”.
• Trate suas pérolas com cuidado, pois são muito sensíveis, arranham-se muito facilmente.
- Por isso, nunca se deve guardá-las em caixas fechadas ou sacos plásticos. Antes de guardá-las após o uso, limpe suas pérolas com uma flanela umedecida. O melhor é embrulhá-las em papel de seda ou algodão e guardá-las em uma gaveta.

- Excesso de umidade,  suor,  assim como, cosméticos, cremes, perfume, substâncias ácidas e     qualquer produto químico devem ser mantidos longe de suas pérolas; eles podem ser fatais. Coloque as pérolas somente após terminada a sua maquiagem.
- Não exponha ao calor excessivo, pois são calcárias e o calor pode destruí-las.
- As joias de pérolas devem ser levadas, pelo menos uma vez por ano, para manutenção. O fio de seda que as une deve ser trocado, para que elas não percam seu caimento impecável.

E lembre-se, as  PÉROLAS vestem toda e qualquer mulher elegante a qualquer hora e local.
Sinônimo de classe e cultura!




Nenhum comentário:

Postar um comentário