23 de dezembro de 2011

Receba com elegância

Natal é sinônimo de confraternização, momento de dividir o alimento e perdão. Momento este que também podemos transformar numa grande festa familiar e reunião de queridos amigos. No meu caso, adoro abrir as portas da minha casa para pessoas especiais, e depois de muitos anos realizando recepções de diversos tipos, gostaria de compartilhar minha experiência com vocês.


Foto: Divulgação


1. Faça a lista de convidados com antecedência, pois isso ajudará na hora da montagem do cardápio da festa. Uma boa dica para quem mora em prédios é deixar a lista de convidados na portaria para facilitar o serviço e a segurança do condomínio.

2. Claro, tenha o cuidado de convidar pessoa por pessoa que gostaria de ver na festa. Isso mostrará que você realmente faz questão da presença daquele convidado.

3. Procure saber se algum convidado possui restrições alimentares como vegetarianismo, alergias, diabetes ou intolerância à lactose por exemplo. Caso haja alguém que se encaixe nesta exceção, tenha em mente a restrição para servir a todos.
Atente-se também para os convidados que possuem bebês ou crianças. Neste caso é importante desenvolver um cardápio infantil e deixar um monitor à disposição para servir o jantar dos pequenos antes da meia noite. Assim, você respeitará a rotina infantil e não impedirá a participação dos pais em nenhum momento da festa.

4. Um outro cuidado para as crianças é ter um ambiente na casa que seja voltado especialmente para eles se entreterem. Uma sala segura com TV e várias almofadas no chão por exemplo é uma opção. Lembrando que neste local não se pode ter objetos pontiagudos, cortantes, cristais, velas e nem escadas que estejam ao alcance da criança.

5. Prepare a casa, a mesa e as bebidas com antecedência. Vários pratos levam horas para ficarem prontos e algumas bebidas demoram mais para gelar. Então, organize-se.

6. Nada de testar receitas novas no dia da recepção. O melhor é escolher pratos tradicionais que atendam a vários gostos, assim você não terá nenhuma surpresa desagradável.

7. Ser simples e chic é a mistura perfeita para a elegância. Não esqueça de dar esse toque especial em todos os detalhes da sua festa: decoração, cardápio, música, bebidas, etc. Nunca se esqueça do cuidado com o lavabo e de manter a cozinha sempre limpa e cheirosa. Uma boa sugestão é manter em fogo baixo ervas aromáticas do seu gosto e que delicadamente exalam perfumes agradáveis pelo ambiente.

8. Se você planejou a festa detalhadamente então aproveite-a. É muito constrangedor para os convidados ver o anfitrião agitado como se as coisas estivessem fora do controle. Portanto, trate de contratar cuidadosamente sua equipe, pois mesmo que tudo esteja perfeito e o serviço ruim, seu Natal poderá ser prejudicado.

9. E o principal: divirta-se! De nada adianta tanto trabalho para no final não aproveitar a companhia dos convidados, a comida, bebida e boa música. Jamais exagere na bebida, pois um bom anfitrião se mantém prudente desde a chegada do primeiro convidado até a hora que apagam-se as luzes.

10. Para eternizar o momento, o anfitrião pode também preparar lembrancinhas que remetam o Natal para presentear os convidados na saída. Como por exemplo, um enfeite para a árvore, um sininho ou uma vela com um laço.


Boas festas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário